Emsurb participa do projeto ‘ Jogando limpo com o mangue’

Serviços Urbanos
28/03/2014 17h21

Na manhã desta sexta-feira, 28, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) participou do projeto ‘Jogando Limpo com o mangue', que contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Pelotão Ambiental, Universidade Tiradentes (Unit) e a Care. Idealizado pelo Shopping Riomar, a iniciativa tem por objetivo fomentar a preservação dos manguezais da capital ao desenvolver ações educativas que serão divulgados por meio de uma exposição na Semana do Meio Ambiente.

Palestras alusivas ao tema foram desenvolvidas e ao final do evento os participantes receberam sacolas de lixo e luvas para coletar resíduos de dentro e das margens do mangue localizado na Beira Mar. O material recolhido de origem reciclável será encaminhado para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e os não recicláveis destinados a um local apropriado para receber este tipo de material. A Sema disponibilizou mudas frutíferas que foram distribuídas ao público presente.

O coordenador de projetos socioambientais do Riomar, Fabiano Mehmeri, destacou sobre a importância da iniciativa. "O grupo que compõe a administração do shopping demostra através deste evento a sua preocupação com a preservação dos manguezais de Aracaju, que infelizmente são prejudicados com a poluição e os efeitos da urbanização. A ideia é despertar a consciência das pessoas em relação a este ecossistema e nesta ocasião, além das palestras, faremos a coleta de resíduos em um raio de um quilômetro na área do mangue, que logo após serão contabilizados pela Care", disse.

Ao ministrar uma palestra a respeito da atuação do Pelotão Ambiental nas áreas de manguezais, o soldado Cristiano Cunha compartilhou com os participantes sobre este trabalho. "É a primeira vez que participamos de um evento deste nível que levanta a discussão da preservação dos mangues, já que atualmente a pequena quantidade existente sofre com os efeitos da poluição e o desmatamento. A população pode colaborar com o nosso trabalho preservando este ambiente ou ao efetuar uma denuncia para o 190. Vale ressaltar que o mangue é tido como área de preservação permanente segundo o Código Florestal", destacou o soldado.

De acordo com o diretor de controle operacional da Emsurb, Robert Wilyam, a iniciativa soma ao trabalho de conscientização ambiental desenvolvido pela prefeitura. "Realizamos de forma permanente a limpeza dos mangues da capital e atrelado a este serviço, por meio dos agentes e educadores ambientais, é desenvolvido um trabalho de conscientização que aborda sobre coleta seletiva e os demais assuntos que envolvem o descarte correto de resíduos. É com muita satisfação que a prefeitura se integra a este tipo de projeto", justifica o diretor.

A estudante do curso técnico de orientação comunitária do Pronatec (Unit), Solange Menezes, demonstrou satisfação em participar do projeto. "Comentamos sobre este assunto em sala de aula de modo frequente e hoje tivemos a oportunidade de visualizar melhor este ecossistema e perceber os problemas mais comuns", enfatizou.

Tramanday

Sempre atenta às questões ambientais, e principalmente na preservação do Parque Ecológico Tramanday, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza semanalmente a limpeza deste local. "A limpeza do Tramanday é feita regularmente, mas o volume de resíduos mostra que é preciso mais cuidado de quem convive ou passa no entorno do parque, e para fortalecer esta ação desenvolvemos o trabalho de conscientização", explica Robert Willyam.